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Os governadores Ratinho Júnior e Jorginho Mello assinaram nesta quarta-feira (06), em Florianópolis, o termo de transação judicial entre Paraná e Santa Catarina para quitação de uma dívida referente a royalties de petróleo da Petrobras que se arrasta desde 1991.

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O pagamento será realizado por meio de obras em Garuva (SC), beneficiando também Itapoá (SC), na divisa com Guaratuba. Entre elas está a duplicação de 19 quilômetros da rodovia SC-417, desde a BR-101 e o Contorno Sul da cidade catarinense, além da construção de três viadutos. O pacote de obras prevê a duplicação da rodovia SC-417 desde a divisa entre os dois estados até o entroncamento com a BR-101, em uma extensão de 19,18 quilômetros, incluindo o Contorno Sul de Garuva. O acordo prevê 5,3 quilômetros da SC-417 a serem duplicados a partir da divisa entre Paraná e Santa Catarina até o entroncamento com a SC-416, no acesso a Itapoá, onde também será construído um viaduto. Esse trecho será executado em pavimento flexível asfáltico e irá facilitar o escoamento da produção pelo Porto de Itapoá. Como contrapartida, Santa Catarina irá duplicar, em concreto, a SC-416, desde o acesso à Itapoá até o porto. Outro trecho de 5,4 km é do acesso de Itapoá até o acesso de Garuva, com a duplicação utilizando pavimento rígido de concreto, por meio da técnica whitetopping, em que o asfalto existente passa por melhorias e recebe uma camada de concreto por cima. Nesse local também será construída uma passagem elevada para desafogar o trânsito na bifurcação com o contorno. Esses dois trechos já contam com os projetos executivos elaborados por Santa Catarina. Além disso, o Contorno de Garuva, que hoje conta com pista simples, terá seus 8,5 quilômetros duplicados, melhorando a infraestrutura local. Essa região vem passando por uma expansão no número de empresas, o que deve aumentar ainda mais as oportunidades para os paranaenses. A rodovia também serve como desvio para facilitar a saída por Guaratuba, separando o tráfego urbano do rodoviário em Garuva. O anteprojeto para essa obra também está no pacote. As intervenções em solo catarinense finalizam com a duplicação do viaduto existente sobre a BR-101, que hoje conta com uma faixa em cada sentido de tráfego. A realização das obras pelo Governo do Paraná em Santa Catarina encerra uma disputa jurídica de mais de 30 anos. Em 1991, o governo catarinense entrou com a Ação Cível Originária (ACO) 444 no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que os cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a distribuição dos royalties da Petrobras estavam errados. Essa avaliação equivocada do IBGE fez com que o Paraná recebesse indevidamente, ao longo desses anos, recursos repassados pela empresa na forma de royalties para a exploração de campos de petróleo na região, mas que deveriam ter sido pagos a Santa Catarina.


Imagem:

Jonathan Campos / AEN


Fonte:



 
 

Curitiba registrou um salto no empreendedorismo no primeiro semestre de 2025. Foram 36.972 novas empresas abertas, um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.

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A combinação de economia aquecida, redução da burocracia, crescimento do consumo e valorização do turismo tem estimulado a abertura de negócios na capital. Entre os setores que mais cresceram estão os de apoio técnico, jurídico e contábil, construção civil, assistência técnica, saúde, educação, estética, alimentação e comércio de vestuário. Um dos diferenciais de Curitiba é a agilidade no processo de formalização. A cidade tem a menor média de tempo do país para emissão de CNPJ: apenas duas horas. Segundo o secretário Vitor Puppi, a prefeitura vem removendo entraves históricos e criando um ambiente mais favorável aos negócios. Histórias como a da doceira Rosângela Mattos e do empresário Jonas Ortiz ilustram esse cenário. Ambos abriram lojas no Mercado Capão Raso e já colhem bons resultados. Outra aposta de sucesso é a loja Onça Bêbada, de cachaças e licores, que inaugurou a terceira unidade no centro histórico, voltada ao público turista. Bairros como CIC, Centro, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão e Água Verde concentram os maiores números de novas empresas.


Imagem:

Isabella Mayer / SECOM


Fonte:



 
 

A tarifa básica de pedágio vai ficar mais cara em rodovias do Paraná a partir do dia 28 de agosto. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o primeiro reajuste contratual da EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável por trechos estratégicos do estado.

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A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e segue as regras do edital nº 02/2023. As informações são do jornal Bem Paraná. O aumento considera a inflação acumulada no período, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou variação de 7,52%. Além disso, foram levados em conta indicadores de desempenho e cláusulas contratuais de compensação. Segundo a ANTT, os cálculos foram submetidos a análises técnicas e jurídicas e não geraram aplicação de multas à concessionária. O reajuste será aplicado nas oito praças de pedágio sob responsabilidade da EPR Litoral Pioneiro. A tarifa da praça de São José dos Pinhais, por exemplo, sobe de R$ 22,60 para R$ 24,00. Em Jacarezinho, o valor passa de R$ 12,00 para R$ 12,80. Já em Carambeí, o preço vai de R$ 11,40 para R$ 12,10. Os novos valores entram em vigor à zero hora do dia 28 de agosto de 2025. Até lá, continuam valendo as tarifas atuais.


Imagem:

Assessoria de Comunicação ANTT


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