top of page
  • Foto do escritorTNews

Coletivo Inclusão promove 3º Festival Inclusão em Cena, aberto ao público, no MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe, entre os dias 23 e 25 de maio de 2024, o 3º Festival Inclusão em Cena, evento múltiplo e multicultural que tem como objetivo destacar, discutir e despertar para as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade. Realizado pela organização não-governamental Coletivo Inclusão, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, esta é a primeira vez que o evento é aberto ao público e que acontece no MON, na intenção chamar a atenção da comunidade sobre os desafios para a defesa dos direitos e oportunidades das PCDs.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) 2022 do IBGE estimou a população com deficiência no Brasil em 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Um contingente expressivo de pessoas que além de enfrentar o preconceito, está mais suscetível à baixa escolaridade e à vulnerabilidade social. O Festival Inclusão em Cena reunirá painéis de discussão, palestras, balcão de inovação e projetos, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural, resultado das atividades realizadas pelo Coletivo Inclusão nas organizações parceiras. Além das empresas parceiras, o festival conta com apoios institucionais e de iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão de várias maneiras. A programação totalmente gratuita do Festival Inclusão em Cena tem como prioridade mostrar as potencialidades das pessoas com deficiência.

Na próxima terça-feira (23), será realizada a Mostra Cultural do Coletivo Inclusão, com apresentações de teatro, canto coral e capoeira. Esses espetáculos são resultados das oficinas oferecidas pelo Coletivo Inclusão nas APAEs da região metropolitana de Curitiba. Cerca de 200 crianças e adolescentes com deficiência devem participar das apresentações para um público formado por estudantes. Mais informações no site coletivoinclusao.org.br.


Imagem:

Divulgação


Fonte: Assessoria de Imprensa



4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page