• TNews

Fiocruz confirma investimento de R$ 200 mi em fábrica de vacinas e medicamentos em Curitiba

A Fiocruz confirmou o investimento de mais de R$ 200 milhões no Parque Tecnológico da Saúde, onde estão instalados o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Com a parceria, será implantada uma fábrica para produção de insumos para vacinas e de produtos biotecnológicos de nova geração. Parte dos investimentos será realizada já no segundo semestre de 2022. A intenção é instalar duas plantas da área de biotecnologia na CIC. A primeira unidade é destinada ao desenvolvimento e produção de vacinas e insumos para terapias avançadas a partir de terapia gênica. A outra unidade será montada até 2023 para desenvolvimento e produção de novos medicamentos para doenças autoimunes a partir de proteínas terapêuticas. Além de fabricar e distribuir vacinas, a Fiocruz responde por parte do montante de imunizante da AstraZeneca contra a covid-19. A fundação quer ampliar a produção de insumos com as mais novas técnicas no campo da Imunologia, área que o país ainda é carente. A sede da Fiocruz em Curitiba já se tornou a maior produtora nacional de testes para covid-19. Durante a pandemia, foram produzidos 10 milhões de testes do tipo RT-PCR e 37,5 milhões de testes de antígeno, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).


Imagem:

Ari Dias / AEN


Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-anuncia-investimento-da-Fiocruz-em-planta-de-vacinas-no-Parque-Tecnologico-da-Saude


https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tera-fabrica-inovadora-de-vacinas-e-medicamentos-da-fiocruz/64382


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

3 visualizações0 comentário