• TNews

Função Aproximação Cartão

Uma pesquisa do Procon-PR para verificar o nível de conhecimento dos consumidores paranaenses em relação ao “Pagamento por Aproximação" com cartão de crédito e débito aponta que a maior parte dos consumidores não tem informações suficientes sobre o assunto. O levantamento mostra que quase 77% dos paranaenses desconhecem os cuidados e 67,5% não se sentem seguros para pagar contas usando a função.

Na prática, essa funcionalidade permite que o consumidor faça as transações sem precisar inserir o cartão nas máquinas de cartão e nem digitar a senha. Como isso evita o toque, reduzindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus, a função passou a ser muito usada na pandemia. Mas os bancos não orientaram os clientes sobre pontos importantes sobre a nova funcionalidade. A pesquisa mostrou que 77,4% dos entrevistados relataram que não receberam informação sobre o recurso. O alerta do Procon é de que a facilidade que pode esconder alguns perigos. Sem a necessidade de digitar a senha, o roubo ou furto de um cartão pode gerar grande prejuízo, se a ocorrência não for comunicada logo. Nem todo mundo sabe, mas o valor máximo para cada operação por aproximação é de R$ 200. Além de conferir os dados na máquina antes de aproximar o cartão, a recomendação aos consumidores é verificar os extratos bancários com regularidade para identificar débitos indevidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de julho de 2021 e contou com 940 entrevistados.


Imagem:

Viktor Forgacs

Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=114382&tit=768-desconhecem-cuidados-para-pagamento-com-cartao-de-aproximacao-alerta-Procon


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo