• TNews

Guarda Municipal de Curitiba começa a usar câmeras de monitoramento nos uniformes

A Guarda Municipal de Curitiba recebeu ontem (11) as primeiras câmeras corporais, que serão instaladas nos uniformes dos agentes para monitorar as abordagens na capital. O equipamento é individual e demanda o reconhecimento facial para que o uso seja habilitado.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, o objetivo é aumentar a segurança nos procedimentos e abordagens, para que as ações dos guardas municipais tenham mais transparência. As 50 primeiras câmeras integram o conjunto de 515 equipamentos de alta tecnologia destinados ao uso nos uniformes. Também serão instaladas 160 câmeras nos carros da Guarda Municipal. Quando todos os 675 equipamentos estiverem em funcionamento, as câmeras vão ser integradas ao Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, programa da Prefeitura de Curitiba que alia policiamento e tecnologia da informação. A expectativa é de que o sistema esteja integralmente em funcionamento até 30 de outubro. O contrato de prestação de serviço terá custo mensal de R$ 790 mil, o que inclui a compra, manutenção, substituição dos equipamentos sempre que necessário, licenças e atualizações, além dos acessórios. Nos próximos dias começam os treinamentos para a operação e logística com o efetivo que vai utilizar o recurso nas atividades diárias. A primeira equipe será a do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) que atua na região central da cidade.


Imagem:

Daniel Castellano / SMCS


Fonte:

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/muralha-digital-avanca-com-chegada-do-primeiro-lote-de-body-cams-da-guarda-municipal/64587




#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva




3 visualizações0 comentário