top of page
Foto do escritorTNews

Itaipu e Ministério da Pesca assinam acordo de cooperação técnica para desenvolver setor pesqueiro

A Itaipu Binacional e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram ontem (5), em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do setor pesqueiro na área de atuação prioritária da usina, que compreende todo o estado do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.

Um dos objetivos do acordo é a promoção de eventos técnico-científicos, dedicados à discussão dos impactos social, econômico e ambiental da atividade no estado, junto a agentes vinculados à legalização, regulamentação e desenvolvimento da cadeia do pescado. A parceria também deve fortalecer a gestão do setor por meio de regularização de áreas aquícolas, incentivo à aquicultura familiar e valorização da pesca artesanal. Na reunião, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, apresentou o convênio para desenvolvimento e diagnóstico do setor pesqueiro, assinado em novembro, em Matinhos (PR), com investimentos previstos de quase R$ 9 milhões e alcance de mais de 11 mil pescadores.

Verri mencionou ainda os estudos do corpo técnico da Itaipu para introdução da tilápia entre as espécies produzidas no reservatório. Segundo dados do IBGE, o Paraná é o maior produtor de peixes do País, com 26% da produção nacional e destaque para a região Oeste do estado. A Agência Nacional de Águas calcula que o potencial produtivo do reservatório da Itaipu é de aproximadamente 400 mil toneladas anuais, sugerindo um faturamento aproximado de R$ 2 bilhões/ano, com geração de 10 mil postos de trabalho diretos e outros 40 mil indiretos.


Imagem:

Enir Rodrigues / Ministério da Pesca e Aquicultura


Fonte: Assessoria de Imprensa



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page