• TNews

Paraná dos Dinossauros

Foi divulgada uma descoberta científica importante para o Brasil que aconteceu aqui no Paraná. Uma nova espécie de dinossauro foi encontrada no município de Cruzeiro do Oeste. Na última década, dezenas de fósseis foram coletados naquela região, entre eles os ossos de outra espécie nova, o Vespersaurus paranaenses, anunciada em 2019.

A espécie apresentada, segundo a Agência Brasil, é pequena, com cerca de um metro de comprimento É um dinossauro que viveu entre 70 e 80 milhões de anos atrás. A descoberta foi anunciada por pesquisadores do Museu Nacional, da UFRJ e do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, em Santa Catarina, e é importante por vários motivos. O fóssil é um dos mais completos já achados no Brasil e é a primeira espécie de dinossauro sem dentes encontrada na América Latina. Ele tem uma espécie de bico, como o das aves. Para os pesquisadores, a descoberta pode ajudar a entender como se deu a transição dos dinossauros do passado para as aves que nós conhecemos. A nova espécie foi batizada de Berthasaura leopoldinae em homenagem a duas mulheres que amavam a ciência: Bertha Lutz, bióloga do Museu Nacional e uma das líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, e a Imperatriz Maria Leopoldina, grande entusiasta das ciências naturais e uma das responsáveis pela Independência no Brasil.


Imagem:

Museu Nacional


Fonte:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/museu-nacional-anuncia-descoberta-de-dinossauro-muito-raro


https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,dino-bicudo-e-sem-dentes-achado-no-parana-pode-ajudar-a-entender-como-surgiram-as-aves,70003902107


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo