• TNews

Pesquisa Microplásticos Litoral

Um estudo da Universidade Federal do Paraná identificou microplásticos em 16 de 19 praias analisadas no litoral paranaense. Os pesquisadores do Centro de Estudos do Mar investigaram a presença dos resíduos em praias localizadas às margens das Baias de Antonina, Paranaguá e Laranjeiras, incluindo as localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. No total foram encontrados 389 itens, sendo 63% espumas, como o isopor por exemplo, e 14% fragmentos de produtos feitos de plástico.

As coletas foram feitas no fim de 2020 e todas as análises laboratoriais foram realizadas no ano passado. De acordo com o grupo, a presença e caracterização de microplásticos é inédita nas praias do Complexo Estuarino de Paranaguá (PR), uma das mais importantes baías do Brasil. O pequeno tamanho dos microplásticos traz preocupações para a comunidade científica, porque dificulta a retirada do meio ambiente e também favorece a interação com uma gama muito maior de organismos marinhos, o que tem um efeito cascata na fauna marinha. Formados por microesferas, os microplásticos – partículas de plástico com tamanho entre 0,001 e 5 mm – estão presentes em fios de roupas sintéticas, cosméticos e até nas pastas dentais. Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apontam que pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos estão espalhadas pelos oceanos.


Imagem:

Mateus Farias Mengatto


Fonte:

https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ciencia-ufpr-microplastico-presente-em-16-praias-do-complexo-estuarino-de-paranagua-litoral-do-parana/


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

8 visualizações0 comentário