• TNews

Prêmio Inovação Cultivo Morango

Uma produtora de morangos da Região Metropolitana de Curitiba ganhou o segundo lugar no Prêmio Produtor Rural 4.0, da Agrobit Brasil. O prêmio tem o objetivo de incentivar produtores rurais a promoverem a inovação no setor agropecuário, com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social.

A técnica usada no plantio dos morangos é o sistema semi-hidropônico elevado. A produtora Rosana Gabardo Pallu, de Mandirituba, começou o cultivo há três anos, depois de abandonar o trabalho de confeiteira. Ela fez vários cursos de capacitação, no Senar, Iapar, Emater, e, junto com o marido, construiu a estufa. O cultivo elevado, em área protegida, o uso racional da água, o controle biológico de pragas, o MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a rastreabilidade credenciaram a produtora a participar da competição. Os resultados também. Ela começou o cultivo em 2018, dobrou a produção e já construiu uma packing house (instalação onde a fruta é recebida e processada antes de ir para o mercado). A propriedade já está produzindo 21.000 quilos de morango por ano. O cultivo é feito em estufas, em bolsas plásticas (labs) ou calhas instaladas sobre uma bancada a aproximadamente um metro do solo. O substrato é preparado e as plantas recebem todos os nutrientes por meio do sistema de irrigação. Com isso, o ambiente é mais controlado e plantas mais saudáveis, com baixa incidência de doenças e pragas. A produtora ainda usa caldas alternativas com produtos a base de microorganismos naturais, reduzindo drasticamente o uso de produtos químicos. Maior polo de cultivo de morangos do Paraná, com cerca de 800 produtores, a Região Metropolitana de Curitiba vem substituindo o cultivo tradicional por bancadas elevadas e protegidas por estufas.


Imagem:

WIX Imagens

Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=116637&tit=Produtora-paranaense-de-morangos-recebe-premio-de-inovacao-no-meio-rural


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo