• TNews

Regulamentada Distribuição Sobras

O governo federal regulamentou ontem o Programa Brasil Fraterno Comida no Prato, que facilita doações de alimentos por empresas com a possibilidade de isenção do ICMS. O objetivo do programa é conectar empresas interessadas em doar alimentos e instituições habilitadas a receber a comida.

A portaria assinada tem o manual operativo de doações no âmbito do programa de segurança alimentar e nutricional e cria um selo de reconhecimento para as empresas que se conectarem ao serviço e fizerem doações. Para pedir a isenção, as empresas precisam preencher cadastro no portal. Como o ICMS é um imposto estadual, a medida precisou ser aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários estaduais de Fazenda e Economia. O Governo Federal explicou que a isenção do ICMS é a mesma que se aplicaria ao comércio e à indústria de alimentos nos casos de logística reversa. Normalmente, os produtos que estão perto do prazo de validade são substituídos nas prateleiras e destinados à incineração ou destruição em locais adequados, de acordo com a legislação ambiental. Essa operação logística é isenta de tributação. Com a regulamentação, podem ser doados tanto alimentos perecíveis, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, panificados, carnes, lácteos e refeições prontas, como itens não perecíveis, como grãos, cereais e produtos embalados. O requisito é que sejam alimentos de qualidade e que estejam na data de validade. Segundo a Embrapa, das 140 milhões de toneladas de alimentos produzidas anualmente no país, cerca de 26 milhões são colocadas no lixo, um desperdício superior a 20%. Esse processo envolve desde questões de logística e manuseio inadequado até padrões rígidos de aparência de alimentos para comercialização e burocracias no processo de doação.


Imagem:

Dan Gold


Fonte:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-11/governo-regulamenta-programa-para-facilitar-doacao-de-alimentos


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo