top of page
  • Foto do escritorTNews

Santuário ganha iluminação cênica e recebe fiéis na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Dentro da programação da festa, promovida pela Associação Evangelizar É Preciso, será inaugurada, com a participação do prefeito de Curitiba Rafael Greca, a nova iluminação do Santuário, contemplado pelo programa municipal “Rosto da Cidade”.

O Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, terça-feira (12), será celebrado com Festa e inauguração da nova iluminação cênica do Santuário que homenageia a Padroeira da América Latina, em Curitiba (PR). Sede da Associação Evangelizar É Preciso, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, que fica no Centro da capital, terá iluminação cênica permanente, que será inaugurada na data, com a participação do prefeito Rafael Greca.


A nova iluminação oficializa a inclusão do Santuário no “Rosto da Cidade”, programa municipal de revitalização urbana, que tem como objetivo a recuperação e preservação do Centro Histórico de Curitiba. Serão utilizados 58 equipamentos de iluminação, com temperaturas de cor variando do branco quente ao branco frio para dar destaque aos elementos que compõem a arquitetura do Santuário.

A edificação, inaugurada como Paróquia em 1967 e elevada à condição de Santuário em 2012, passou por uma restauração no ano passado. O Santuário recebeu novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU (Organização das Nações Unidas) como de interesse histórico. A obra, assinada pela artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti, reúne cerca de 300 peças em vidros multicoloridos, que serão realçados com a projeção de luzes sobre os arcos, janelas, marquises e estruturas ogivais. No interior do Santuário, a luz cênica vai destacar, ainda, o mosaico de Nossa Senhora e a imagem de Jesus sob a marquise do acesso principal.


A Missa de inauguração da iluminação cênica está marcada para 19h, dentro da programação da Festa de Nossa Senhora da Guadalupe. Com o tema “Mãe de Paz, cubra-nos com teu manto de Esperança”, o evento terá Missas, novenas e variadas celebrações religiosas, com início às 7h30. “Será um dia festivo, em que celebraremos o nascimento, em 1531, da Padroeira de toda a América Latina e do nosso Santuário”, diz o Padre Jorge Fortunato. “A nova iluminação será um presente para todos. A luz cênica vai valorizar ainda mais a fachada e todos os devotos poderão ver de longe o Santuário iluminado, que indicará para nós o local em que está Nossa Senhora de Guadalupe e seu filho amado, Jesus das Santas Chagas”, completa o pároco do Santuário.


Como preparativos à Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Santuário receberá os devotos entre o sábado (9) e a segunda-feira (11), para a realização do Tríduo, com Confissões durante o dia, Consagrações a Nossa Senhora nas Missas das 12h, exposição dos mantos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e venda de rosas para ofertas à Padroeira.


Roteiro de visitas guiadas


Com a restauração e a iluminação cênica prontas, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas passará a receber visitas guiadas para caravanas de todo o Brasil, a partir do ano que vem. A atração de turismo religioso foi testada entre novembro e dezembro de 2023, com “caravanas-piloto” organizadas para definir os detalhes sobre o roteiro, que será dinâmico, interessante e leve, com informações sobre a história do Santuário e da Padroeira.

Já passaram pelo Santuário com essa intenção, devotos de Paranavaí (PR) e também de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória (ES). "Foi um grande aprendizado e uma experiência marcante. Conhecemos melhor o Santuário, recebemos informações sobre a arquitetura do prédio histórico, a obra artística dos vitrais e mosaicos na Capela do Santíssimo e altar. A visita também explica o porquê da devoção e a história da aparição da Virgem de Guadalupe", conta a organizadora da caravana do grupo “Mães Intercessoras”, Regina Aparecida Favarin, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Paranavaí.


O organizador das caravanas de Cachoeiro do Itapemirim e de Vitória (ES), Rômulo Francis Falqueto, esteve no Santuário por cinco vezes antes da visita guiada, para participar do Retiro Nacional da Obra Evangelizar, que acontece sempre em fevereiro; no evento 24 Horas em Oração, que ocorre tradicionalmente em junho; além da Festa de Jesus das Santas Chagas, que reúne milhares de fiéis no mês de novembro. "Eu, que já conhecia o Santuário, não tinha a dimensão da quantidade de conhecimento transmitido na visita guiada. Também foi interessante conhecer a sede administrativa da Associação Evangelizar É Preciso, os estúdios e cenários da TV e da Rádio Evangelizar, onde o Padre Reginaldo Manzotti apresenta os programas. Me senti acolhido nessa oportunidade de conhecer mais e melhor a Obra Evangelizar", conta.


Serviço


Programação da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe - 2023

Tema: “Mãe da Paz, cubra-nos com Teu manto de Esperança”


Terça-feira, dia 12 de dezembro de 2023.

7h30 – Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, com Padre Adriano Monteiro

11h – Novena de Jesus das Santas Chagas

12h – Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe com troca do manto

13h30 – Consagração à Nossa Senhora de Guadalupe, com Carol Tormena

13h40 - Momento com Maria e bênção dos doentes e carteiras de trabalho

14h30 – Momento de Louvor a Nossa Senhora de Guadalupe

15h – Terço de Jesus das Santas Chagas

16h – Santa Missa das Famílias com Bênção das Rosas, com Padre Chrystian Shankar

18h – Santo Terço Mariano ao vivo

19h – Missa inaugural Luz Cênica do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas


Imagem:

Divulgação


Fonte: Assessoria de Imprensa



5 visualizações0 comentário
bottom of page