• TNews

Transposição Rio Capivari

O Governo do Paraná inaugurou ontem, quatro anos antes da previsão inicial de entrega, a obra de transposição do Rio Capivari para a Bacia do Iraí, em Colombo. A obra, que seria concluída apenas em 2025, foi antecipada pela Sanepar para minimizar o impacto da crise hídrica. A construção, que somou R$ 55 milhões em investimentos, foi realizada em tempo recorde: cerca de seis meses.

Com extensão de 26,7 quilômetros, a transposição tem como objetivo aumentar o fornecimento na RMC, produzindo até 714 litros por segundo – o que representa cerca de 7,8% do consumo de água da região. O volume passa a compor a reserva da Barragem do Iraí no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que atende dez municípios com água tratada: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. A transposição inclui uma combinação de tecnologia e aproveitamento de recursos naturais. O trajeto inicia com a captação da água do Rio Capivari, seguindo para uma estação elevatória de água bruta. Para superar a uma altitude de 122 metros do Morro do Roseira, a estação conta com quatro motores com potência de 850 hp cada. Dali, a água é bombeada até o Rio Timbu, onde passa a seguir o curso natural até chegar à Barragem do Iraí, para então ser tratada nos sistemas Iraí e Iguaçu.


Imagem:

Jonathan Campos/AEN


Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=116237&tit=Com-quatro-anos-de-antecedencia-governador-inaugura-transposicao-do-Rio-Capivari-em-Colombo


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo