TNews

3 de fev de 20221 min

Vacinados e Seguros

Um levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde faz uma relação entre o perfil dos óbitos e da maioria de internados pela Covid-19 no Paraná com o esquema vacinal da população. O potencial de mortes entre as pessoas de 12 a 59 anos que não tomaram nenhuma vacina é de 6,59 por 100 mil habitantes.

O índice de mortalidade na mesma faixa etária cai para 0,29 por 100 mil em pessoas com o esquema completo e o reforço; e 0,75 com o esquema completo (duas doses); e 0,96 para quem tomou apenas a primeira dose. Isso quer dizer que a cada 100 mil pessoas, mais de seis morreram por não se vacinar, número inferior a um entre os vacinados, ou 22 vezes menor. O mesmo cálculo foi feito para outras faixas etárias com resultados semelhantes. O recorte usado foi de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro deste ano. O secretário de estado da Saúde afirmou que a covid é uma doença que se manifesta de formas que ainda estão sendo estudadas, por isso é importante apostar na proteção já conhecida, que é a imunização.

Imagem:

UEPG

Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Risco-de-obito-por-Covid-19-e-22-vezes-menor-entre-vacinados-com-dose-de-reforco-aponta

#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

    90
    0