Um decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) criou o Distrito de Mídia no centro de Curitiba. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é transformar a Avenida Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen na “Times Square brasileira".
De acordo com o decreto, poderão ser instalados no local grandes telões e letreiros luminosos ao longo de mais de meio quilômetro da avenida. A prefeitura estima que haja uma área potencial de 20 mil m² para publicidade em telões e testadas de imóveis. Os investimentos das empresas com publicidade podem tornar o local em um pólo de lançamento de campanhas de grandes proporções. Pelo projeto, os recursos tecnológicos estarão em equilíbrio com a inovação urbana e a qualidade de vida de visitantes e moradores. As discussões sobre o Distrito de Mídia tiveram início em 2023, com os estudos de impacto na região. No decreto estão estabelecidos os parâmetros e condições sob as quais a publicidade poderá ser exposta na avenida, além de restrições ao tamanho de cada uma das instalações. Será necessário um alvará de liberação para que as empresas coloquem seus telões ou outros dispositivos no local. Este alvará terá validade de um ano, e poderá ser renovado por igual período. Além de seguir normas técnicas que garantam a segurança estrutural, sem obstruções à visibilidade ou riscos às pessoas, as novas instalações na “Times Square” curitibana precisam contar com controles de intensidade de luz, de forma a não provocar incômodos e impacto visual para pedestres, veículos e ocupantes das edificações.
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Pedro Ribas / SMCS
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