• TNews

Tartarugas e Petróleo

A equipe do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou no mês passado a soltura de uma tartaruga-verde na praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. O animal havia sido encontrado com uma lesão possivelmente causada por mordida de tubarão.

A tartaruga passou por um tratamento acompanhado até que estivesse com a saúde restabelecida para voltar ao mar. A tartaruga-verde está ameaçada de extinção. Ela é a espécie mais frequente no litoral do Paraná e utiliza a região para se alimentar. O Centro de Estudos do Mar pede à população que, ao encontrar tartarugas marinhas debilitadas ou mortas, acione a equipe pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746. O Centro colabora com um projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos que é uma exigência do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras na exploração de petróleo e gás natural. Esse projeto avalia os impactos das atividades com petróleo petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Ele monitora as praias desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no Rio de Janeiro. A UFPR monitora o trecho compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.


Imagem:

Divulgação / PMP-BS/LEC-UFPR


Fonte:

https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/tartaruga-verde-que-ficou-um-mes-no-centro-de-reabilitacao-junto-ao-laboratorio-de-ecologia-e-conservacao-da-ufpr-volta-ao-mar/



#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

1 visualização0 comentário