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As rodovias BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, e PR-151, entre Ponta Grossa e Sengés, devem ser os trechos mais movimentados sob a concessão da EPR Litoral Pioneiro durante o feriado de 1º de Maio.

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A concessionária estima que entre esta quarta-feira (30) e o próximo domingo (4) mais de 116 mil veículos passem pela praça de pedágio de São José dos Pinhais. Na praça de pedágio de Carambeí a expectativa é de cerca de 65 mil veículos no período. Em todo o trecho administrado pela EPR Litoral Pioneiro são esperados mais de 300 mil veículos durante todo o feriado. Os horários de maior movimento serão: a tarde e começo da noite de quarta-feira (entre 15h e 19h) e entre 8h e 14h de sexta-feira. O fluxo também deve ser intenso durante todo o domingo, entre 10h e 19h. Para garantir atendimento rápido e fluidez nas rodovias, a concessionária irá atuar com reforço operacional no período. Estarão à disposição ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa, veículos de inspeção e viaturas de apoio. No feriado de Páscoa e Tiradentes, a EPR Litoral Pioneiro realizou 835 atendimentos, a maioria relacionada a panes, como pane mecânica (403), pane seca (31) e pane elétrica (28). Nestes casos, o usuário deve entrar em contato pelo 0800 277 0153 para solicitar apoio. O número de emergência também atende via WhatsApp.


Imagem:

Assessoria de Imprensa


Fonte: Assessoria de Imprensa



 
 

As passagens de ônibus intermunicipais no Paraná terão aumento a partir desta quinta-feira, 1º de maio. O reajuste médio será de 6,5% nas linhas rodoviárias e de 6,4% nas linhas metropolitanas.

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A mudança foi autorizada pela Agência Reguladora do Paraná, a Agepar, após pedido da Federação das Transportadoras. O reajuste é anual e está previsto no regulamento estadual que trata do transporte intermunicipal de passageiros. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o DER, responsável pela fiscalização do setor, o estado conta hoje com 295 linhas rodoviárias e 95 metropolitanas em operação. O novo valor das tarifas estará disponível no site do DER a partir da data do reajuste. A medida, no entanto, não vale para as linhas que atendem a Região Metropolitana de Curitiba, que são administradas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.


Imagem:

Gabriel Rosa / AEN


Fonte:



 
 

Foi lançado no fim de semana o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Aeronaves de Pequeno Porte, que pretende lançar um avião agrícola de pulverização não tripulado desenvolvido no Paraná.

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O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, de asa fixa pesando acima de uma tonelada). A longo prazo, espera-se realizar um voo autônomo desta aeronave. Os estudos terão investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, de R$ 2,7 milhões. A proposta dos pesquisadores apresenta uma solução tecnológica inovadora para o sistema de controle de uma aeronave de asa fixa com propulsão a combustão, aplicada à pulverização agrícola, capaz de realizar um voo supervisionado, inclusive com auxílio de sistemas de apoio ao piloto remoto, baseados em câmeras e sistemas embarcados inteligentes integrados ao AgroVANT. Integram o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Aeronaves de Pequeno Porte, pesquisadores da UTFPR, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da IPE Aeronaves. O projeto considera a área pulverizada do Brasil, que ultrapassa dois bilhões de hectares. Além da necessidade de muito maquinário, um levantamento considerado pelos pesquisadores mostra que, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, um piloto é vítima de acidente fatal a cada mês. Atualmente, as aeronaves sem piloto que fazem a pulverização agrícola são da categoria chamada multicópteros, com hélices voltadas para cima, como em um helicóptero. Precisam carregar o próprio peso através do esforço do motor, o que faz com que a autonomia e a eficiência deles sejam muito baixas.


Imagem:

Divulgação Fundação Araucária


Fonte:



 
 

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