Black Friday: consumidores e empresas devem ter atenção para aproveitar a data
- TNews

- há 2 horas
- 2 min de leitura
A Black Friday oficialmente acontece, no Brasil, na sexta-feira, dia 28 de novembro. Mas boa parte do varejo já está com produtos em promoção. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 61% dos brasileiros afirmam que pretendem aproveitar os descontos deste ano, número superior ao registrado em 2024. Como em anos anteriores, a data gera desconfiança, em função do histórico de falsas ofertas e golpes online.

Segundo levantamento da Wake, 43,5% dos consumidores afirmam não acreditar que as promoções da Black Friday sejam realmente novas. Já um estudo do Reclame Aqui aponta que reputação e segurança estão entre os principais critérios de escolha dos consumidores neste ano, sendo que 34% dizem priorizar marcas confiáveis e 33% valorizam garantias contra golpes virtuais. De acordo com o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, é preciso pesquisar preços e redobrar a atenção nas compras online. Ele também recomenda cautela com o excesso de estímulos, como notificações, cronômetros e descontos relâmpago, que podem induzir compras impulsivas.
Para as empresas, o planejamento é a principal linha de defesa contra a perda de credibilidade, segundo o especialista. Por isso, a preparação deve começar meses antes da campanha, com análises de estoque, margem e logística. Outro ponto sensível é o atendimento pós-venda, já que entregas atrasadas e devoluções complicadas são algumas das principais causas de frustração. Ele ressalta que a experiência e a reputação estão superando o preço como fator de escolha. Levantamento da Hibou mostra que 37% dos consumidores não dão segunda chance a uma marca após um mau atendimento, e 49% desistem após duas ou três falhas. Já pesquisa da Neogrid/Opinion Box revela que 76% dos brasileiros priorizam qualidade na decisão de compra, frente a 43% que citam preço como principal motivador.
Imagem:
WIX Imagens
Fonte: Assessoria de Imprensa




Comentários