Calendário baseado nos ciclos da Lua beneficia agricultores familiares do Paraná
- TNews

- 30 de abr.
- 1 min de leitura
Um calendário baseado nos ciclos da Lua está ajudando agricultores familiares do Paraná, como ferramenta de orientação sobre o cultivo agroecológico.

Lançado neste mês pelo projeto Semeando Gestão, o Calendário Biodinâmico, material de parede com espaço para anotações manuais, orienta os agricultores familiares sobre os melhores períodos para plantio, poda e colheita com base nos ciclos da Lua. A primeira entrega foi realizada em Cascavel (PR), durante uma visita técnica aos agricultores familiares do assentamento Valmir Mota de Oliveira, público-alvo da iniciativa que integra o escopo do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas agroecológicas nacionais.

A atividade faz parte de um convênio firmado entre a Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec, a Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e o governo federal. O projeto amplia o acesso à produção agroecológica, potencializa a inclusão socioeconômica e reforça práticas sustentáveis no campo. São atendidas diretamente mais de 2.500 famílias paranaenses, além de mais de 31 cooperativas assessoradas, impactando diretamente 7,4 mil pessoas. O calendário é baseado nos princípios da agricultura biodinâmica, que busca criar um sistema agrícola autossustentável, em que solo, plantas, animais e pessoas interagem de forma harmoniosa, respeitando os ciclos da natureza e os ritmos astronômicos.
Imagem:
Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa




Comentários