Câmera térmica identifica caminhões com problemas nos freios na BR-277
- TNews
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Um equipamento inédito começou a ser utilizado pela EPR Litoral Pioneiro nas operações em conjunto com as polícias rodoviárias para reforçar a fiscalização de um dos principais problemas registrados nas rodovias sob concessão da empresa: o tráfego de caminhões com problema nos freios.

A câmera térmica é resultado de uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e mede de maneira eficiente o funcionamento do sistema de freios dos veículos. O objetivo é identificar caminhões que não estão com o sistema de freios em pleno funcionamento e impedir que eles continuem circulando pelas rodovias. A análise é feita pela câmera de alta performance que identifica se há diferença de temperatura nos rodados do caminhão. Caso o equipamento sinalize que a temperatura em algum eixo em contato com a pista está baixa, a indicação é que os freios não estão funcionando adequadamente. A situação é comprovada na análise da equipe especializada e o veículo, então, só segue viagem após o problema ser solucionado. O foco é a descida pela Serra do Mar pela BR-277, em direção ao Porto de Paranaguá, onde o funcionamento dos freios é essencial e os problemas ficam ainda mais evidentes, resultando em acidentes graves. A área de escape localizada no km 36 da BR-277 foi utilizada por 15 caminhões e um ônibus com 45 passageiros desde março de 2024. Entre estas situações, 15 ocorrências tiveram o problema de freios indicado como a causa para a entrada na área de escape.
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