• TNews

Monitoramento Ambiental Abelhas

A Sanepar e a Embrapa Florestas vão trabalhar juntas em um projeto piloto de monitoramento ambiental a partir da presença de abelhas nativas. O projeto terá a participação de pequenos produtores rurais e vai realizar um inventário de espécies de abelhas sem ferrão no entorno da Barragem Piraquara I.

O objetivo é analisar a saúde das abelhas nativas como indicador de qualidade ambiental na Área de Proteção Ambiental do Piraquara, manancial de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. Essas abelhas dependem da vegetação nativa e, por isso, são afetadas com o desaparecimento da flora. Outro objetivo do projeto é estimular os produtores a adotarem a meliponicultura como alternativa de renda adequada em áreas de proteção ambiental. Caixas com colônias de abelhas nativas serão dispostas ao redor da barragem e futuramente dentro das propriedades rurais. A meliponicultura é a criação de abelhas brasileiras, que não têm ferrão, polinizam plantas nativas e produzem mel. Já na apicultura é usada a abelha europeia, que é aquela que tem ferrão, que faz uma colmeia grande e tem o corpo com listras pretas e amarelas.


Imagem:

Sérgio Vale/Secom


Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=115166&tit=Sanepar-e-Embrapa-vao-utilizar-abelhas-sem-ferrao-para-monitoramento-ambiental


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo