Pavilhão temporário com oficinas inicia ativações do Centre Pompidou do Paraná
- TNews

- 27 de ago.
- 1 min de leitura
Foz do Iguaçu recebe, de 4 a 6 de setembro, as primeiras ações do Centre Pompidou Paraná, primeiro satélite do renomado museu francês nas Américas. Antes mesmo do início da construção do edifício, previsto para o primeiro semestre de 2026, um pavilhão temporário foi montado para abrigar oficinas e atividades culturais. A programação inclui oficinas de confecção de tijolos, envolvendo crianças da rede municipal de Educação e estudantes de Arquitetura e áreas afins.

O objetivo é aproximar a comunidade do processo simbólico de construção do museu. Na sexta-feira da próxima semana (5), à noite, haverá masterclass gratuita com o arquiteto Solano Benítez, responsável pelo projeto, e apresentação oficial do projeto arquitetônico, com presença do governador Ratinho Junior e do presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon. No sábado (6), a agenda segue com a terceira edição do Museu Escuta, um encontro de diálogo e construção coletiva sobre arte, subjetividades e territórios vivos. À tarde, a oficina de tijolos será aberta a toda a comunidade, fortalecendo a relação simbólica entre o território e o museu. As inscrições para oficinas são gratuitas e podem ser feitas pela internet, por meio do link:
A Secretaria de Estado da Cultura vai lançar, em breve, o edital “Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste”, com investimento de R$ 600 mil, selecionando agentes culturais para ministrar atividades junto a estudantes e comunidade local, garantindo inclusão de pessoas negras, indígenas ou com deficiência.
Imagem:
Divulgação
Fonte:




Comentários