top of page
  • Foto do escritorTNews

Primeiro museu interativo do Brasil sobre a temática água é inaugurado em Curitiba

Vai ser inaugurado amanhã (29), em Curitiba, o Museu Planeta Água, o primeiro museu interativo do Brasil com essa temática. O espaço foi montado na primeira estação de tratamento de água da capital e do Paraná, no bairro Tarumã. Interativo e sensorial, o museu provoca uma reflexão sobre as quantidades proporcionais de água existentes na Terra, revelando como é escassa a água potável no planeta.

Na entrada, tem um esqueleto gigante de baleia azul, com 23 metros de comprimento e 4 toneladas, feito com embalagens plásticas. A peça foi esculpida com mais de 40 mil itens. Outro destaque do acervo permanente do museu é um mapa mundi, que apresenta mais de 90 camadas do relevo da Terra, evidenciando a profundidade e os recortes geológicos dos oceanos. O mapa mostra os deslocamentos dos humanos sobre os mares, o lixo dos oceanos e até a formação dos Rios Voadores sobre a Amazônia, através de projeções vídeo mapeadas. Na segunda etapa do tour, são mostrados vários eventos catastróficos provocados pelos seres humanos, que destacam também como o excesso de água pode matar. Entre os fatos relembrados estão os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, além de desabamentos e soterramentos provocados pela chuva em ocupações irregulares de topos de morros e outras áreas onde não deveria haver construções.

A exposição também destaca os derramamentos de petróleo e óleo cru nos oceanos e a contaminação de rios pela indústria. O museu também oferece experiências sensoriais que associam a água à vida e ao funcionamento do organismo saudável. A geração de energia elétrica a partir da água e as tecnologias de purificação e distribuição do recurso fecham o circuito. Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu Planeta Água é patrocinado pela Sanepar, CTG Brasil e Compagás. Depois da inauguração, para imprensa e autoridades, a abertura para o público está prevista para o segundo semestre.


Imagem:

Divulgação


Fonte:

Assessoria de Imprensa



89 visualizações0 comentário
bottom of page