top of page
  • Foto do escritorTNews

Sanepar Divulga o Balanço do Lodo de Esgoto

Um balanço divulgado ontem pela Sanepar mostra que, só no ano passado, a companhia destinou 27 mil toneladas de lodo à agricultura. Mais de 40% de todo lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto teve essa destinação.

Segundo o levantamento, o lodo gerado nas 249 estações aumentou a produtividade de 2600 hectares dos 122 agricultores que receberam o produto, em 46 cidades.


No Paraná, a região Noroeste é a que mais utiliza este resíduo de esgoto na agricultura, com aproveitamento de 100% do material produzido nas estações de tratamento. No início de 2020, o Norte Pioneiro passou a integrar o Programa de Uso Agrícola do Lodo da Sanepar. Cerca de 320 toneladas de lodo higienizado foram aplicados nas culturas de café e trigo de três famílias produtoras em Santo Antônio da Platina, Carlópolis e Andirá.


Há dezenas de produtores cadastrados para aplicação do material em culturas frutíferas, como abacate, goiaba e abacaxi, além do café e das culturas anuais de grãos.


A Sanepar iniciou em 2002 o uso agrícola do lodo de esgoto. Em 2016, o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade na definição da agenda ambiental mundial, divulgou a experiência de uso agrícola do lodo da Sanepar como um bom exemplo na conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.


Fonte: Sanepar

Imagem: Wolfgang Hasselman





15 visualizações0 comentário
bottom of page