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A carne de onça, prato típico de Curitiba, recebeu ontem (20) o selo de Indicação Geográfica por Indicação de Procedência. Com isso, o Paraná alcança 18 produtos reconhecidos oficialmente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial , mantendo-se como o segundo estado com mais IGs no Brasil, atrás apenas de Minas Gerais.

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A iguaria, considerada patrimônio imaterial da capital paranaense, é feita com carne bovina moída, servida crua sobre broa de centeio, com cebola e cebolinha picadas. A receita remonta à década de 1940 e, segundo registros, o nome seria uma referência ao forte cheiro deixado pelo prato. O reconhecimento certifica a originalidade e fortalece a ligação cultural da iguaria com a cidade. Mais de 200 bares e restaurantes curitibanos oferecem o prato, que também impulsiona a agricultura local e o turismo. O Bar do Alemão, no Centro Histórico, é um dos estabelecimentos tradicionais que servem a carne de onça desde sua abertura, em 1979. De acordo com os responsáveis, o prato é um dos mais pedidos e atrai visitantes interessados na gastronomia regional.


Imagem:

Viaje Paraná


Fonte:



 
 

Foi inaugurada ontem (20), com a participação do governador Ratinho Junior, a fábrica da Adimax no Paraná. A indústria de alimentos pet, que já tem outras seis unidades no Brasil, investiu R$ 140 milhões na planta de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

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A unidade tem capacidade produtiva de 7 mil toneladas por mês. Cerca de 70 empregos diretos foram gerados com o início das operações da planta industrial, número que pode crescer para até 200 colaboradores quando a fábrica estiver em plena operação. Atualmente, cerca de 65% dos trabalhadores já contratados são moradores de Mandirituba. A nova unidade fabril em Mandirituba integra a estratégia da empresa de fortalecer as marcas na região, atendendo aos mercados do Sul e Sudeste do Brasil, além da possibilidade de exportação para outros países. Entre as marcas da Adimax que devem ser produzidas na nova planta estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. Além da planta industrial da Adimax, o Paraná conta também com outras duas grandes fábricas de rações: a PremieRpet, em Porto Amazonas, nos Campos Gerais, e a Coamo, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado. O Paraná é o maior produtor nacional de frango, com mais de um terço de toda a produção nacional, e o segundo maior produtor de milho, atrás apenas do Mato Grosso. Esses são os dois principais ingredientes para a fabricação de alimentos para pets.


Imagem:

Jonathan Campos / AEN


Fonte:



 
 

Também nesta sexta-feira (16), a CCR PRVias inicia a operação de rodovias do Paraná, que abrange trechos da BR-369, BR-373, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, na Malha Norte do estado.

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Os usuários terão disponíveis uma frota de 60 viaturas, dentre as quais 13 de inspeção de tráfego, 7 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 4 caminhões-pipa para combate a incêndios, 3 viaturas para captura de animais, 3 veículos para supervisão de pista e 12 ambulâncias de atendimento pré-hospitalar (APH), das quais 4 são Unidades de Suporte Avançado. Além disso, 13 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) estarão em funcionamento 24 horas por dia. Nas estradas do lote 2, o Governo do Paraná fez 37 mil atendimentos de 2022 a 2025, ao custo de R$ 100 milhões. Ao longo dos próximos 30 anos de concessão estão previstos investimentos de cerca de R$ 16 bilhões em serviços, obras de ampliação, modernização e tecnologia. O Lote 3 abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, chegando até o Porto de Paranaguá. As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.


Imagem:

Rodrigo Félix Leal / SEIL-PR


Fonte:



 
 

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