• TNews

Caminhos de Peabiru

O Paraná vai resgatar a trilha histórica do Caminho do Peabiru, um trecho de 1.550 quilômetros de extensão que percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos do estado. As rotas que estão sendo propostas pelo governo do estado para valorizar a história e o turismo local são ramificadas e vão de Paranaguá a Peabiru (800 km passando por 30 municípios), de Peabiru a Foz do Iguaçu (450 km e 36 municípios) e de Peabiru a Guaíra com (300 km e 18 cidades).

Nesta primeira etapa, o governo do estado está buscando o engajamento das prefeituras no projeto, que será lançado oficialmente no ano que vem. A Fundação O Boticário e o Sebrae já formalizaram apoio. Um grupo de trabalho analisará cada trecho e identificará a necessidade de sinalização, suporte de infraestrutura, apoio aos empresários para que possam se adequar para receber os turistas. Serão estudados também os setores possíveis de exploração em cada região, como a possibilidade de implantar o cicloturismo, e cavalgadas. O Governo ficará responsável pela sinalização, pelos portais e pela tecnologia a ser oferecida aos turistas, como aplicativos de celular. Os caminhos do Peabiru fazem parte da milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. Os caminhos eram usados pelos incas e pelos guaranis.


Imagem:

Guilherme Flores/Casa Civil


Fonte:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Projeto-Caminhos-do-Peabiru-vai-resgatar-trilha-historica-e-fomentar-o-turismo-no-Parana


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva