top of page

BLOG

E NEWS

Entre as mudanças promovidas pela nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba, o limite territorial de 20 mil m2 é um dos pontos que mais deve impactar a oferta de imóveis em condomínios horizontais na capital.

O parâmetro previsto na legislação inviabiliza a construção de novos conjuntos habitacionais de casas ou sobrados com infraestrutura de lazer e convivência, os chamados condomínios clubes. Na avaliação do sócio e CEO da JBA Imóveis, Ilso Gonçalves, com a alteração legislativa, o modelo de moradia dos condomínios clubes em breve será raridade na capital. Depois de concluídas as vendas das unidades nos últimos condomínios que comportam de 60 lotes médios a 90 pequenos, o consumidor de classe média não deve encontrar mais opções de casas ou sobrados em conjuntos com quadra poliesportiva, salão de festas e piscina, por exemplo. A mudança inviabilizou, em algumas situações, até mesmo a instalação de portaria 24h, em função do custo. O custo de manutenção da infraestrutura de lazer e convivência, antes diluído entre muitos moradores, passa a ser inacessível, a não ser para empreendimentos de luxo, de acordo com analista. O novo limite de área está previsto no artigo 169 da nova Lei de Zoneamento, exceto para propriedades do setor de Saneamento Ambiental ou de Áreas Verdes. De acordo com o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), o objetivo da mudança é estimular a formação de conjuntos menores, interrompendo testadas com muros altos e paisagens urbanas áridas e com ocupação segregada.


Imagem:

Divulgação


Fonte: Assessoria de Imprensa JBA Imóveis



2 visualizações

Foi inaugurado ontem (25), em Curitiba, o primeiro lançamento imobiliário do estado com o selo de parceria com a startup Housi, pioneira em moradias por assinatura no Brasil. O edifício VIBE, que fica no bairro Água Verde, tem 130 apartamentos compactos, mobiliados, decorados e equipados de acordo com o padrão da rede, que nasceu em São Paulo em 2019 e já está em 125 cidades brasileiras.

A proposta é oferecer moradias semelhantes em diferentes localidades para os assinantes, que podem trocar de endereço, entre 100 mil apartamentos espalhados pelo país, com a frequência que quiserem. Neste ano, a Housi anunciou o início das operações no exterior, começando com Portugal. O empreendimento curitibano é da incorporadora ALTMA e tem infraestrutura completa de serviços e áreas de uso compartilhado, com bar e cinema ao ar livre na cobertura, academia de ginástica e espaços para churrasco, pizza e fogueira. O edifício também tem rede de serviços, com lavanderia coletiva, sistema de compartilhamento de bicicletas e até limpeza semanal dos quartos, com uso vinculado a aplicativo de celular.


Imagem:

Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa ALTMA



3 visualizações

A cor das folhas de um dos mais famosos corredores verdes de Curitiba está mudando para os tons vermelhos, que marcam a paisagem da Rua Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, nos bairros Campina do Siqueira e Mossunguê, no outono. O trecho tem 853 árvores liquidâmbares, nativa de áreas temperadas do leste da América do Norte.



Como em todos os anos, a “Rua do Outono” (ou dos “biscoteiros”) deve atrair muitos moradores e turistas para registrar fotos e vídeos da paisagem, principalmente para postar nas redes sociais. Mas a Prefeitura de Curitiba divulgou ontem (24) um alerta para que as pessoas tomem cuidado e sigam medidas de segurança para não causarem acidentes, pois na canaleta circulam ônibus biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido. A principal orientação é para que os registros sejam feitos apenas da calçada, longe da canaleta. Em anos passados, algumas pessoas chegaram a deitar no asfalto do corredor dos biarticulados para fazer selfies, o que é proibido e coloca em perigo a vida de quem fotografa e a dos passageiros dos ônibus. Muitos também caminham e fazem ensaios fotográficos no meio da canaleta, o que não é permitido. As árvores “vermelhas” se transformam em cartão-postal da cidade nesta época do ano, desde o fim de abril até o fim de maio. Elas são originárias do México e Estados Unidos, têm folhas que mudam do verde para variados tons de vermelho e podem passar de 30 metros de altura.


Imagem:

José Fernando Ogura / SMCS


Fonte:



1 visualização
bottom of page