BLOG

E NEWS

  • TNews

Desde o início da pandemia, ficou claro que os idosos são especialmente atingidos pela nova situação. Eles são os mais afetados pelo distanciamento social, que interrompeu rotinas e aumentou a solidão. Por isso, as universidades estaduais do Paraná estão desenvolvendo, desde abril, algumas ações específicas para os idosos.

As atividades são desenvolvidas por profissionais da área da saúde, contratados pelo Governo do Estado como bolsistas. O atendimento na zona rural é uma das frentes de ação, tocada entre outras pela Universidade Estadual de Maringá. Um exemplo de ação é o atendimento domiciliar à idosos com problema de saúde ou limitação física. Já a Universidade Estadual de Londrina organizou um atendimento para os idosos que estão isolados em casa. São feitas visitas para entregar produtos de higiene e mantimentos quando necessário. O atendimento conta também com psicólogos, para quem são encaminhados os idosos com queixas ou sintomas relacionados à saúde mental. O acompanhamento psicológico de idosos que vivem também é feito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com atenção especial para quem vive na zona rural. No Norte Pioneiro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná desenvolve o projeto Naquele Tempo, que reúne relatos de idosos da região para compor um resgate da memória coletiva da região.


Imagem: Nick Karvounis

Fonte: AEN


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

3 visualizações
  • TNews

A Pesquisa Nacional de Saúde divulgada ontem pelo IBGE mostra que 40% dos adultos brasileiros podem ser classificados como insuficientemente ativos, ou seja, não praticam atividade física ou praticam menos do que 150 minutos por semana.

A situação é pior entre as mulheres: 47,5% delas eram pouco ativas em 2019 em comparação com 32% dos homens que estavam na mesma situação. Os mais jovens são mais ativos fisicamente: o grupo de idade menos sedentário foi o de 18 a 24 anos de idade (32,8%), seguido do grupo de 25 a 39 anos (32,9%). Já os que praticaram o nível recomendado de atividade física foi, na média brasileira, de 30%. Para a pesquisa do IBGE, são considerados indivíduos fisicamente ativos no lazer aqueles que realizam qualquer prática de atividade física por mais de 150 minutos para as consideradas moderadas ou 75 minutos para as classificadas como vigorosas na semana. São exemplos de atividades físicas moderadas: caminhada, musculação, hidroginástica. Já corrida, basquete, futebol, ginástica aeróbica e tênis são tidos como atividades vigorosas. No ambiente doméstico, 22% das mulheres praticavam pelo menos 150 minutos semanais de atividade física pesada nas tarefas domésticas, enquanto entre os homens só 9% se encaixaram nessa categoria.


Imagem: JeShoots

Fonte: Agência Brasil


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

5 visualizações
  • TNews

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a suspensão de prazos para serviços de trânsito que estava valendo desde o início da pandemia. Agora que o Detran do Paraná e da maioria dos estados já retornaram com o atendimento, o cumprimento dos prazos previstos na legislação será normalizado.

Os prazos interrompidos para defesa de autuação, apresentação de recurso, transferência de propriedade de veículo, comunicação de novo endereço, comunicação de venda de veículo e renovação de CNH vencidas desde 19 de fevereiro de 2020 serão retomados a partir do dia 1º de dezembro. Os prazos relativos a registro e licenciamento de veículos novos, que não tivessem expirados em 20 de março de 2020, também voltarão a contar do zero. Em relação às multas, as notificações das infrações cometidas entre 26 de fevereiro a 30 de novembro de 2020, vão seguir um cronograma de 10 meses, a partir da data de cometimento da infração e seguir os dispostos no CTB. Ou seja, infrações cometidas em fevereiro e março de 2020, serão enviadas para o motorista em janeiro de 2021, e assim por diante, até setembro de 2021, mês que serão enviadas as notificações cometidas em novembro de 2020. Uma informação importante: a renovação da CNH que venceu em 2020 será feita a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade.


Imagem: Ezequiel Garrido

Fonte: Detran-PR


#tnews #tnewsnoar #radiot #radiotparana #noticiasparana #marceloalmeida #robertacanetti #marlethsilva

11 visualizações

FALE COM A TNEWS

RUA FERNANDO SIMAS, 705/15

CURITIBA, PR - 80430-190​

+55 41 99277 0063

tnews@radiot.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 TNews No Ar | Um programa da Radio T 104.9FM | Desenvolvido por CasaTrezeStudio

Marcelo Almeida

  • MARCELO ALMEIDA RÁDIO

  • MARCELO ALMEIDA RADIO T

  • MARCELO ALMEIDA TNEWS

  • MARCELO ALMEIDA PRESTINARIA

  • MARCELO ALMEIDA CURITIBA